Método Pilates

A técnica recebe este nome por fazer referência a seu criador, Joseph Pilates (1880-1967). Seus primeiros praticantes foram quase exclusivamente dançarinos e atletas. No entanto, nos últimos anos, o Pilates tornou-se um método popular na reabilitação e no fitness.

Joseph Pilates

Pilates acreditava que o estilo de vida moderno, má postura corporal e respiração ineficiente ocasionavam saúde ruim, então,  estudou várias disciplinas atléticas para desenvolver o método de exercícios que recebeu seu nome.

Qual o objetivo?

O treinamento do Pilates objetiva melhorar a flexibilidade geral do corpo a busca a saúde através do fortalecimento do “centro de força”, melhora da postura e coordenação da respiração com os movimentos realizados. Visando o movimento consciente e sem fadiga e dor, o método baseia-se em alguns princípios:

Respiração: Pilates afirmou que antes de qualquer benefício que possa ser alcançado com o uso do método, a pessoa necessita “aprender a respirar corretamente”. Esclareceu que a “respiração correta” seria a completa inalação e exalação de ar. A respiração deverá conduzir o movimento, e não o contrário.

Concentração: O Pilates valorizava a limpeza da mente antes da atividade física. Ele acreditava que os estados emocional e psicológico não podiam ficar isolados do físico.

Centro: Todos os exercícios do método Pilates começam com o centro físico estável que deve ser posicionado e mantido o tempo todo.

Precisão: O objetivo de cada exercício de Pilates é bem específico. Em conseqüência disso, os detalhes de cada exercício devem ser executados de modo preciso.

Isolamento: No Pilates o “iso­lamento” é o exercício mental de identificar a sensação de cada grupo muscular. Só as­ sim poderá fortalecer músculos mais fracos e harmonizar toda a estrutura muscular.

Fluidez: É importante manter o fluxo dos movimentos e da respiração. Isso evita tensão, rigidez e mal-estar.

Quais são os benefícios do método Pilates?

Praticado de forma regular, o pilates pode restabelecer a flexibilidade das articulações, aumentar a eficiência da circulação e tonificar os músculos flácidos. Você poderá sentir o organismo se fortalecer e os níveis de estresse diminuírem. Perceberá que a postura, a coordenação, o equilíbrio e o alinhamento melhoram, propiciando uma sensação de autoconfiança.

Pilates para idosos:

São muitos os benefícios proporcionados através do Pilates para os idosos: alívio da dor, maior percepção dos movimentos, fortalecimento muscular, maior equilíbrio, aumento da flexibilidade, alívio do estresse, entre outros.

A grande vantagem está na melhora da auto-estima do praticante do Método Pilates, uma vez que ele consegue realizar uma série de exercícios físicos que até então não se julgava capaz.

Todos os exercícios devem ser criteriosamente acompanhados por um profissional habilitado.

Entretanto, mesmo com efeitos benéficos proporcionados pela técnica, os estudos acerca dessa modalidade terapêutica, sobretudo com atletas, ainda está escasso.

Fontes:

PIRES, Daniela Cardoso; SÁ, Cloud Kennedy Couto. Pilates: Notas sobre aspectos históricos, princípios e aplicações. Disponível em: www.efdeportes.com/efd91/pilates.htm Acesso em: 03 de junho de 2011

Santiago M. Physio pilates. Disponível em: http://www.physiopilates.com. Acesso em: 03 de Junho de 2011

http://www.pilates-rpg.com/

Sobre Profª. Joziane Teixeira Santos

Profissional de Educação Física graduada pela UNEC (Centro Universitário de Caratinga – Campus Nanuque) em 2009. Especialista em Atividade Física Adaptada e Saúde pela UGF (Universidade Gama Filho). Atua como professora em escolas públicas estaduais de Minas Gerais na cidade de Nanuque além de ministrar aula de Ginástica Laboral no FRISA (Frigorífico Rio Doce S/A), Karatê infantil e Ginástica para mulheres.
Esse post foi publicado em Categorias e marcado . Guardar link permanente.

3 respostas para Método Pilates

  1. Chiquinho Pacheco disse:

    Tonificação e flexibilidade… boa pedida.

  2. patrícia disse:

    Pilates .eu faço e o resultado é excelente.

  3. patricia matos disse:

    Pilates- sou instrutora formada pelo CIS (centro integrado de saúde) em Salvador.Meus clientes tem visto boms resultados.faça você também.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s