História da Educação Física

Olá, gostaria de começar o meu blog com um assunto bem interessante e muitas vezes esquecido, que é a origem, resumida, da história da nossa tão querida Educação Física.

Tudo começou quando o homem primitivo sentiu a necessidade de lutar, fugir ou caçar para sobreviver. E então, o homem com sua sabedoria, executa os seus movimentos corporais mais básicos e naturais desde que se colocou de pé: caminha, corre, salta, arremessa, trepa, empurra, puxa e etc.

Grécia: Lugar onde a Educação Física se desenvolveu através da cultura da civilização grega. Nomes como: Sócrates, Platão, Aristóteles, e Hipócrates contribuíram e muito para a Educação Física e a Pedagogia atribuindo conceitos até hoje aceitos na ligação corpo e alma através das atividades corporais. É de Platão o conceito de equilíbrio entre corpo e espírito ou mente. Os sistemas metodizados e as atividades em grupo, assim como os termos halteres, atleta, ginástica, pentatlo entre outros, são da origem grega.

Roma: Educação física destinada à práticas militares. Uma frase memorável deste período romano foi: “Mens Sana in Corpore Sano”.

Índia: Surgiu no início do primeiro milênio, os exercícios físicos eram tidos como uma doutrina, uma espécie de código civil, político, social e religioso. Eram indispensáveis às necessidades militares além do caráter fisiológico. Buda, atribuía aos exercícios o caminho da energia física, pureza dos sentimentos, bondade e conhecimento das ciências para a suprema felicidade do Nirvana, (no budismo, estado de ausência total de sofrimento). O Yoga, tem suas origens na mesma época retratando os exercícios ginásticos no livro “Yajur Veda” que além de um aprofundamento da Medicina, ensinava manobras massoterápicas e técnicas de respirar.

Egito: Já eram valorizados nesta época qualidades físicas, tais como: força, equilíbrio, flexibilidade e resistência.

China: Atividade física com finalidades higiênicas e terapêuticas, além do caráter guerreiro.

Japão: A civilização japonesa, assim como a chinesa, também desenvolvia estudos sobre a atividade física, focando o treinamento de seus samurais.

A Educação Física no Brasil: Os índios e os negros contrinuiram para esta história através da forma rústica e natural em que viviam: nadavam, corriam, lançavam, dançavam, jogavam…

A origem da tão famosa capoeira aconteceu a partir do momento que os negros descobriram que o próprio corpo poderia ser uma arma para se defenderem dos capitães-do-mato. A inspiração veio da observação da briga dos animais e da cultura africana.

Brasil Império: Em 1851 a lei de n.º 630 inclui a ginástica nos currículos escolares. Ufa! Embora Rui Barbosa não quisesse que o povo soubesse da história dos negros, preconizava a obrigatoriedade da Educação Física nas escolas primárias e secundárias praticada 4 vezes por semana durante 30 minutos.

Brasil República: Essa foi uma época onde começou a profissionalização da Educação Física.

Os anos 70, marcado pela ditadura militar, a Educação Física era usada, não para fins educativos, mas de propaganda do governo sendo todos os ramos e níveis de ensino voltada para os esportes de alto rendimento.

Nos anos 80 a Educação Física vive uma crise existencial à procura de propósitos voltados à sociedade. No esporte de alto rendimento a mudança nas estruturas de poder e os incentivos fiscais deram origem aos patrocínios e empresas podendo contratar atletas funcionários fazendo surgir uma boa geração de campeões das equipes Atlântica Boa Vista, Bradesco, Pirelli entre outras.

Nos anos 90 o esporte passa a ser visto como meio de promoção à saúde acessível a todos manifestada de três formas: esporte educação, esporte participação e esporte performance. 


A Educação Física finalmente regulamentada é de fato e de direito uma profissão a qual compete mediar e conduzir todo o processo.

Os passos da profissão:
1946 – Fundada a Federação Brasileira de Professores de Educação Física.
1950 a 1979 – Andou meio esquecida com poucos e infrutíferos movimentos.
1984 – Apresentado 1º projeto de lei visando a regulamentação da profissão.
1998 – Finalmente a 1º de setembro assinada a lei 9696 regulamentando a profissão com todos os avanços sociais fruto de muitas discussões de base e segmentos interessados.

E hoje, como você acha que caminha a nossa profissão? Na sua cidade, como é visto o profissional de Educação Física?

Créditos à Luiz Carlos de Moraes CREF-1 3529T
Via http://www.cdof.com.br

Sobre Profª. Joziane Teixeira Santos

Profissional de Educação Física graduada pela UNEC (Centro Universitário de Caratinga – Campus Nanuque) em 2009. Especialista em Atividade Física Adaptada e Saúde pela UGF (Universidade Gama Filho). Atua como professora em escolas públicas estaduais de Minas Gerais na cidade de Nanuque além de ministrar aula de Ginástica Laboral no FRISA (Frigorífico Rio Doce S/A), Karatê infantil e Ginástica para mulheres.
Esse post foi publicado em Categorias e marcado . Guardar link permanente.

7 respostas para História da Educação Física

  1. Chiquinho Pacheco disse:

    Muito bem retratado o passado histórico dessa Profissão.
    Citando um pouco mais…
    Na Idade Média, quando houve a queda do império Romano, foi uma época negativa para a Educação Física, pois o Cristianismo entrou em ascensão (Idade das Trevas) e cultivar o corpo era proibido. Isso só veio a mudar e o exercício/atividade física ter importância novamente, na Renascença.

  2. Bruno Segaspini da Cunha disse:

    Gostei muito Josy, importante que seja ressaltado a atividade física como um veículo não só de boa forma ma de saúde também!

  3. Thaiane Moreira disse:

    Muito bom o post prima,muito bem escrito,bem ilustrado!Sendo uma ótima profissional e amando o que faz,você deixa isso bem claro em tudo o que realiza. Parabéns!

    Nem preciso falar da minha felicidade por você ter se encontrado e se realizado na profissão que escolheu. Bjo!

  4. Chris disse:

    Menina Arretada, Parabéns pelo excelente trabalho que está fazendo!!
    Incentivo pra quem está tentando(eu,rs) voltar a fazer excercicíos fisícos..

  5. eva disse:

    amei seu blog..me ajudou muito na minha pesquisa para o meu trabalho,parabéns

  6. Vc me ajudou mto o meu trabalho tirei dez. Obg :3

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s